• Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
Versão para impressão
PDF
27
Nov

Congresso Internacional da Corrida

Image  Renato Canova no Congresso Internacional da Corrida.
O Congresso Internacional da Corrida, que terá lugar nos dias 6 e 7 de Dezembro na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, contará com um conjunto de prelectores de elevado nível nas diferentes áreas que serão abordadas: Corrida, saúde e lazer; Treino de Alto Rendimento, Formação desportiva e Aspectos médico-desportivos da corrida.
Um dos destaques mais relevantes, está relacionado com o bloco temático dedicado ao Treino de alto rendimento que contará com a presença de 3 técnicos nacionais com relevantes resultados ao longo dos últimos anos (Profs Bernardo Manuel, João Campos e Sameiro Araújo), bem como de um treinador com um currículo internacional de grande nível: Renato Canova.

Em relação à participação destes 3 técnicos nacionais, será organizada uma mesa de debate em os mesmos vão abordar questões concretas relacionadas com a forma como têm encarado o processo de treino dos seus atletas e como o perspectivam no futuro.

De forma a enriquecer este momento privilegiado de debate, solicita-se a colaboração de todos os inscritos neste bloco temático através do envio questões relacionadas com o processo de treino que possam ser apresentadas e debatidas pela mesa de oradores. AS questões devem ser enviadas por e-mail, para o endereço: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Espera-se assim, um bloco temático repleto de interesse, de importantes questões sobre treino e com respostas que facilmente ilustrem perspectivas e sugiram possíveis soluções para facilitar a prescrição do treino de corredores de meio-fundo e fundo.

Este bloco temático terá ainda a participação de um dos treinadores mundiais de meio-fundo e fundo que mais resultados tem dado ao atletismo mundial. Renato Canova vai brindar a todos com a sua perspectiva para o treino de corredores de meio-fundo curto e o treino para corredores de distâncias longas.

Este treinador teve diversas funções no corpo técnico da Federação Italiana de Atletismo desde 1969 e desde 2004 que é o responsável técnico pelo meio-fundo e fundo da Federação de Atletismo do Qatar. É igualmente um dos responsável pela formação técnica da IAAF.

Consta no seu currículo, como treinador, a orientação técnica de atletas como Saaeed Shaeen, Paul Kosgei, Stephen Cherono, James Kwalia, Wilson Boit Kipketer, Roberta Brunet ou Edwin Soi. Sobre sua orientação foram obtidos 3 recordes mundiais mais dois recordes do mundo de juniores. Em Jogos Olímpicos, atletas sob a sua orientação, alcançaram 3 medalhas, em Campeonatos do Mundo 24 medalhas e em Campeonatos da Europa 8 medalhas. Os seus atletas ainda conseguiram obter 10 medalhas em Campeonatos do Mundo de Juniores.

Um currículo a todos os títulos exemplar e que permitirá neste Congresso um ampla reflexão em torno das suas concepções de treino e experiências. Diversos temas serão apresentados por este técnico, de entre os quais poderemos destacar: (I) Diferentes tipos de resistência; (II) Diferentes tipos de velocidade; (III) O desenvolvimento da força no corredor de meio-fundo e fundo; (IV) Conceito de "treinar para treinar"; (V) Conceito de treino específico; (VI) Diferentes formas de encarar o processo de treino em diferentes período: Geral, Fundamental, Especial e Específico; (VII) Combinação de treino biomecânico e fisiológico.

Espera-se assim uma jornada de grande interesse para o treino de atletas de meio-fundo e fundo, que trará até nós uma oportunidade de lidarmos com um realidade de excelência ao nível do treino de meio-fundo e fundo.

EC/PC
Fonte: www.fpatletismo.pt