• Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo
  • Associação de Atletismo de Viana do Castelo

Últimas Notícias

Versão para impressão
PDF
18
Jul

Olímpico Jovem Nacional 2021

ojn2021aavc

Na deslocação a Lousada onde, para além de Coimbra e Setúbal, se disputou o Olímpico Jovem Nacional 2021, a seleção da AAVC integrou vinte e oito atletas oriundos de dez clubes filiados. A prova, inicialmente prevista para ser realizada na Maia, teve que ser transferida para Lousada, e sujeita a várias limitações impostas para tentar controlar a evolução da pandemia Covid-19. Somado a estas dificuldades, o tempo quente e seco tornou ainda mais meritório o comportamento de todos os atletas presentes, tendo a grande generalidade cumprido com as expetativas com que se apresentaram nesta competição, e realizado marcas que superaram os seus recordes pessoais.

O empenho por todos demonstrado permitiu atingir um 13º lugar em termos coletivos a nível nacional.

Individualmente, também em termos nacionais merece especial relevo a prestação de Marta Lisboeta Araújo, do Olímpico Vianense, que nas duas provas em que participou logrou alcançar uma medalha de prata nos 100 metros barreiras, e uma medalha de ouro do Salto em Comprimento de juvenis. Para além disso, nesta última prova, com um salto de 5,86 metros a Marta bateu o recorde regional de Viana do Castelo nos escalões de juvenis, juniores e seniores!

Valdemar Dantas do Lovelhe conseguiu também alcançar uma medalha de prata no Lançamento do Peso, fruto do seu segundo lugar em termos nacionais, na prova de juvenis masculinos.

A AAVC agradece por este meio o esforço desenvolvido por todos os atletas na tentativa de alcançarem a melhor prestação possível, e o empenho que clubes e técnicos mobilizaram para prepararem os seus atletas. Um agradecimento final aos técnicos e dirigentes que no local de prova prestaram um apoio direto a toda a comitiva presente.

Versão para impressão
PDF
28
Jun

Nacionais de Atleta Completo e Quilómetro Jovem renderam medalhas

Marta-Xavier

A presença das seleções da AAVC nas provas nacionais de Atleta Completo e Quilómetro Jovem marcaram o regresso à realização de provas nacionais por seleção para os escalões de formação embora ainda condicionadas, em termos organizativos, relativamente ao seu padrão habitual.

O Atleta Completo realizou-se com as seleções distribuídas por três pista tendo a AAVC competido em Guimarães.

A nossa melhor atleta em prova foi Marta Lisboeta Araújo, do CA Olímpico Vianense, que conquistou a medalha de prata no Triatlo 1 Juvenil.

Em bom plano estiveram também Lara Rego, do CA Mazarefes, 5ª classificada no Triatlo 2 Juvenil e Arianna Pereira, da Academia de Valdevez, que se classificou em 6º lugar no Triatlo Técnico de Iniciados.

A prestação e esforço de toda a seleção presente classificou a AAVC num 10º lugar entre as 19 seleções presentes.

Já no Quilómetro Jovem Nacional, este ano disputado em duas pistas, a AAVC competiu na Pista de Atletismo do Complexo Desportivo de Ramalde.

Xavier Videira, atleta Iniciado, dos Cyclones-Sanitop, obteve o terceiro lugar na sua prova e foi o atleta AAVC melhor classificado, obtendo uma medalha de bronze. Duarte Oliveira, no escalão juvenil de segundo ano, obteve também uma meritória classificação num sétimo lugar nacional. A restante seleção teve também um comportamento meritório tendo a generalidade dos atletas cumprido com as expetativas que levavam para a prova.

A todos os atletas e treinadores, envolvidos no acompanhamento dos atletas e das seleções, a AAVC expressa o seu agradecimento.

AtletaCompleto21b kmjovem21b

Versão para impressão
PDF
20
Jun

Pódios Nacionais em Sub-20

podiosNacU20 Realizaram-se em Viana do Castelo os Campeonatos Nacionais de Sub-20  (juniores) e apesar do número de atletas presentes em representação de clubesd AAVC não ter sido muito elevado o saldo em termos de pódios nacionais foi bastante positivo.

Mariana Gonçalves, do Lovelhe, no Lançamento do Martelo e Marta Lisboeta Araújo, do Olímpico Vianense, no salto em comprimento, ambas ainda juvenis, sagraram-se campeãs nacionais de juniores. Gonçalo Amorim, da Academia de Valdevez foi vice campeão nacional nos 3000 metros Obstáculos e Valdemar Dantas, do Lovelhe, também ainda juvenil, foi terceiro classificado no lançamento do dardo.

Pela conquista destas medalhas a AAVC endossa, por este meio, aos atletas, técnicos e clubes envolvidos os merecidos parabéns, até por terem sido conquistados numa edição histórica destes campeonatos nacionais pois foram pela primeira vez disputados em Viana do Castelo.

Videos da transmissão efetuada pela FPAtletismo TV:

Campeonatos Nacional de Sub-20(Juniores), 19 de junho de 2021, Viana do Castelo, Dia 1

Campeonatos Nacional de Sub-20(Juniores), 20 de junho de 2021, Viana do Castelo, Dia 2

Versão para impressão
PDF
20
Jun

Adiamento de Jornada

JornadaCanceladaPor motivos operacionais não será possível concretizar a Jornada de Lançamentos nº6 prevista para a próxima, terça-feira, 22 de junho.

A Jornada será realizada posteriormente em data ainda a definir.

Versão para impressão
PDF
17
Jun

Nacionais de Sub-20 em Viana do Castelo

NacJunVianaRealizam-se a 19 e 20 de junho, no Estádio Municipal Manuela Machado, os Campeonatos Nacionais de Sub-20 promovidos pela Federação Portuguesa de Atletismo em colaboração com a Câmara Municipal e a Associação de Atletismo de Viana do Castelo.

Estes Campeonatos, destinados a atletas dos escalões de juvenis e juniores, poderão ser um momento importante para a obtenção de marcas de qualificação para os Campeonatos Europeus e Mundiais de Sub-20, que se realizam este ano em Tallin e Nairobi, respetivamente.

Estes campeonatos disputam-se desde 1930 e contam com classificações coletivas desde 1939 (masculinos) e 1971 (femininos), sendo esta a primeira vez que Viana do Castelo acolhe a competição. Benfica (39 títulos masculinos e 15 títulos femininos) e Sporting (29 títulos masculinos e 12 títulos femininos) são os mais titulados.

Para a edição deste ano, a competição vai reunir um total de 453 atletas de 99 clubes, em representação de 18 das 22 associações de atletismo.